Nota sobre Investimentos – Julho 2023
DATA: 17/08/23 Investimentos(Atualizado em 17/08/2023)
Julho foi mais um mês positivo para os investimentos da Previbayer. Todos os perfis de investimentos tiveram rentabilidades positivas e em linha com os seus benchmarks, tendo os perfis mais agressivos desempenho melhor que os perfis mais conservadores.
A alta de 25 bps nos juros dos EUA se mostrou em linha com as expectativas do mercado, dado que a comunicação do FED era de que ainda poderia aumentar a taxa, para controle da inflação. Apesar disso, os agentes de mercado, observando a inflação de 12 meses girando em torno de 3%, indicam acreditar que o ciclo de aperto monetário está próximo do fim, reforçando a ideia de “pouso suave” da atividade econômica, com risco de recessão afastado.
O MSCI WORLD (USD) se valorizou em 3,29% no mês de julho, em um ambiente de mercado trabalho ainda aquecido, mas, conforme observado anteriormente, com expectativas de inflação um pouco mais ancoradas.
Na Europa, a alta de juros, que também foi de 25 bps, se mostrou alinhada às expectativas de mercado da mesma forma que nos EUA. Contudo, o cenário de possível recessão ainda gera dúvidas, dado que a inflação ainda não convergiu para o objetivo buscado pelo ECB.
No Brasil, julho foi mais um mês de fechamento das curvas de juros, dado o contexto de reancoragem das expectativas para a inflação e indicação do início do ciclo de afrouxamento monetário pelo BACEN. Cabe ressaltar, apesar do comportamento das curvas, que o mercado segue atento às discussões relacionadas à gestão das contas públicas, incluindo arcabouço fiscal e reforma tributária.
Em relação à Renda Variável, o IBOVESPA teve retorno de 3,27% em julho, acumulando ganho de 11,13% no ano. No mês em referência, o fluxo de recursos de investidores estrangeiros foi positivo, contribuindo positivamente para o resultado. O Dólar mais uma vez teve desvalorização frente ao real, caindo 1,61% no mês.
PARA DETALHES DE ALOCAÇÃO E RESULTADOS
CONFIRA A LÂMINA DE INVESTIMENTO DE CADA PLANO: