Conheça as modalidades de renda
DATA: 14/08/18 InvestimentosDepois de contribuir durante anos para o seu Plano CD Flex, chegou a hora de usufruir desse dinheiro e, normalmente, é somente nesse momento que as pessoas se atentam às formas práticas de realizar essa operação. Mas como fazer isso? Quais são as possibilidades? Essa, na verdade, é uma questão importante não somente para quem já quer receber o dinheiro investido, mas também para qualquer pessoa que esteja pensando em investir ou já esteja de fato contribuindo. O guia das modalidades de renda feito pela Previbayer vai te auxiliar nesse preparo para pensar em como você pretende usufruir do seu investimento no pós carreira.
Para se aposentar pelo plano é preciso ter no mínimo 50 anos de idade, ter contribuído por pelo menos três anos e ter encerrado o vínculo empregatício com a Patrocinadora (Bayer, Covestro, Clube Bayer). Atendidos os requisitos, existem três opções de recebimento do saldo: prazo determinado, benefício fixo ou por percentual.
Prazo determinado
Ao escolher receber seu benefício por prazo determinado, você pode escolher entre o período de 5 a 20 anos, e de acordo com sua escolha, seu pagamento mensal será calculado de forma com que o saldo total se esgote dentro deste período.
Benefício Fixo
Já para aqueles que optarem por benefício fixo, irão determinar um valor exato em reais (dentro do limite de 0,1 a 1,4% do saldo total) que será depositado mensalmente em sua conta, até que os recursos se esgotem.
Percentual
E, por fim, existe também a modalidade de acordo com a porcentagem. Assim, o participante escolhe receber uma porcentagem do saldo mensalmente, que pode variar de 0,1 a 1,4% do saldo total. Atualmente, se esse valor for até 0,5%* (Selic), o contribuinte retirará apenas o rendimento do valor investido na Previbayer, fazendo com que o seu saldo total de conta se preserve por mais tempo.
Outro benefício é que em qualquer uma das opções acima, o participante poderá optar por receber antecipadamente até 25% do saldo acumulado ao longo do recebimento do benefício, além de ter a possibilidade de mudar a forma de recebimento escolhida, mesmo que já esteja recebendo seu benefício, uma única vez, se assim desejar.
O importante é que antes de escolher entre qualquer modalidade, é preciso parar, pensar e ponderar qual é a melhor forma de receber o dinheiro de acordo com os seus projetos pessoais, lembrando que esta é uma fonte limitada de recursos, que deve ser administrada com sabedoria e responsabilidade.
Se ainda assim você tiver ficado com alguma dúvida, entre em contato! Estaremos sempre à disposição para te ajudar.
* Valor referente ao mês de outubro de 2019.