Nota sobre Investimentos – Abril 2024
DATA: 10/05/24 Investimentos(Atualizado em 10/05/2024)
Abril foi um mês com volatilidade para os investimentos da Previ Bayer. Os perfis conservadores obtiveram rentabilidades positivas, enquanto o perfil moderado e arrojado, fecharam o mês com rentabilidades negativas.
Ao longo do mês de abril, observamos nos Estados Unidos a continuidade do discurso do FED mais duro contra a inflação. Nesse contexto a expectativa do mercado se mantém no cenário de juros mais altos por mais tempo, enquanto esperam-se mais dados sobre o comportamento de desemprego e desaceleração econômica. O indicador da atividade da indústria dos EUA (PMI) caiu de 50,3% em março para 49,2% em abril, e o PIB do primeiro trimestre foi 1,6%, menor que o do último trimestre de 2023. Portanto, com esse panorama, as projeções de mercado sugerem que um corte na taxa de juros só ocorrerá após as eleições. A incerteza sobre a política monetária impactou a bolsa americana em abril, e o S&P 500 fechou em queda de 4,1%.
Na União Europeia, o índice de preços ao produtor (IPP) teve queda de 0,9% em fevereiro, com maior redução foi nos custos de energia, refletindo também na queda nos índices de preços ao consumidor. Já o setor de serviços se mantém forte, apresentando maior variação, resultado que se mantém desde novembro do ano passado. Isso posto, o cenário ainda aponta para o início dos cortes de juros pelo BCE.
O Brasil apresentou dados positivos na arrecadação tributária e nos índices de inflação de março, além do aumento de investimentos diretos no país. Entretanto, o cenário externo e mudanças na meta fiscal introduzidas na LDO preocupam o mercado.
Houve ampla repercussão por conta da mudança da meta fiscal para 0% em 2025, com tolerância de 0,25%, o que deixa o cenário de déficit mais provável. Mesmo com a Reforma Tributária sendo vista com bons olhos por parte dos agentes de mercado, a curva de juros doméstica se deslocou de forma intensa, refletindo o pessimismo com a trajetória fiscal e também as incertezas externas. Nesse contexto, os ativos de risco locais obtiveram retornos negativos, com o Ibovespa caindo 1,70% no mês.
Quanto aos principais índices de mercado, no mês de abril destacam-se o CDI com ↑0,89%, IFIX com ↓0,77%, o IBOVESPA com ↓1,70, o SMLL com ↓7,76%, MSCI WORLD (BRL) com ↓0,45, o IMA-B com ↓1,6% e o Dólar com ↑3,51%.
PARA DETALHES DE ALOCAÇÃO E RESULTADOS
CONFIRA A LÂMINA DE INVESTIMENTO DE CADA PLANO:
OBS: Devido ao reprocessamento das cotas dos fundos exclusivos realizado pela custódia tivemos um ajuste na rentabilidade prévia divulgada anteriormente.