Nota sobre Investimentos – Dezembro 2021
DATA: 17/01/22 Investimentos(Atualizado em 20/01/2022)
Dezembro foi positivo para os investimentos da Previbayer. O último mês do ano trouxe um alívio aos investidores Brasileiros, dentro de um ano muito difícil para o país, a exemplo do Ibovespa (principal índice de ações brasileiro) que fechou o ano com queda de 11,93%, inflação (IPCA) de 10,06% e alta no dólar de 7,47 em 2021%.
Vindos de uma estabilização em novembro e com as definições de pautas políticas, como a PEC dos precatórios, os ativos no Brasil encontraram um ambiente mais favorável. Após um 2021 muito pior que o antecipado, o país se encontra bem descontado em relação aos seus pares em um ano de grande liquidez e valorização de ativos globais.
Apesar de uma subida de juros anterior aos demais países, o dólar alto pressionou a inflação criando um ambiente de negócios muito desfavorável, diminuindo o poder de compra do brasileiro. Com isso, o país não conseguiu aproveitar o momento de recuperação global, com o arrefecimento da pandemia, devido a vacinação, e grande liquidez vinda de estímulos econômicos das grandes economias.
2022 promete trazer volatilidade com a corrida eleitoral. Além disso, estamos entrando em um ambiente global menos favorável, devido a subida de juros nas grandes economias para combater a inflação, que se mostra persistente. Este fato deve levar os investidores a aplicarem em ativos de menor risco, o que é ruim para países emergentes como o Brasil. Apesar disso, os preços descontados no país e um diferencial de juros relevante em relação aos EUA, podem levar a uma melhora nos investimentos, caso as incertezas na política sejam acentuadas.
PARA DETALHES DE ALOCAÇÃO E RESULTADOS
CONFIRA A LÂMINA DE INVESTIMENTO DE CADA PLANO: