Compras Conscientes na Black Friday
DATA: 23/11/22 F. pessoais
Pense antes de comprar: 4 perguntas para ter um consumo consciente na Black Friday
O dia de vendas mais competitivo do ano já deixou de ser apenas um dia e se tornou a semana ou até o mês inteiro. Muitas marcas, lojas e serviços aproveitam novembro para divulgar promoções e descontos da Black Friday até mesmo antes da data oficial chegar.
Se você está esperando esse dia para comprar algo importante, vale desde já ficar de olho nos preços. Tome cuidado para não cair em golpes, siga nossas dicas que abordamos nesta postagem. Lembre também de fazer um planejamento financeiro simples, para evitar comprar em excesso aquilo que não precisa, como explicamos aqui.
Esse momento também nos faz refletir sobre nossos hábitos de consumo. Muitas vezes a gente faz compras sem pensar por estar tentando aliviar alguma questão interna, ou para satisfazer um prazer momentâneo.
Para te ajudar a pensar com clareza antes de simplesmente apertar o botão “comprar”, separamos 4 perguntas para você refletir e assim ter um consumo mais consciente na Black Friday. Confira!
1. Você precisa mesmo disso?
O que você for comprar, vai fazer diferença na sua vida agora, ou você pode deixar esse item para depois? Existe muita urgência nessa compra, tem certeza? Pensar nisso te ajuda a segurar a mão na hora de passar o cartão de crédito, além de evitar que você acabe acumulando itens e objetos em casa que raramente usa. Reflita antes de comprar!
2. Esse item está realmente barato?
Muitas lojas, especialmente as online, costumam aumentar o preço dos produtos algumas semanas antes da Black Friday. Essa estratégia faz com que a gente pense que aquele produto está muito caro agora, e por isso o desconto da promoção vai valer a pena. Mas nem sempre é assim!
Se você está precisando muito de um item, vale acompanhar a variação de preço ao longo do ano, não só um mês ou semanas antes da Black Friday. Existem ferramentas que avaliam o histórico de preço dos produtos. Pesquise um pouco na internet sobre isso antes de finalizar suas compras e avalie se está sendo realmente um bom desconto!
3. Como estou me sentindo ao fazer essa compra?
Diversas vezes, nos pegamos fazendo coisas por impulso porque não damos tempo suficiente para entender ou pensar em como estamos nos sentindo. Às vezes, estamos num dia ruim, ou simplesmente bate aquele “vazio”, e aí para tentar suprir essa falta, você corre para o que dá mais prazer: comprar.
Esse desejo pode ficar ainda mais aflorado durante a Black Friday, já que somos bombardeados de promoções e descontos a todo momento, especialmente nas lojas online. Procure manter uma atenção redobrada a essas “recaídas emocionais” nos últimos meses do ano.
4. É presente?
Amigo secreto, Natal, ano novo, todas as festividades de final de ano pedem compras. E muita gente aproveita a Black Friday para adiantar esses presentes. Se esse for o seu caso, lembre-se de fazer uma lista das pessoas que quer presentear, dos eventos que vai participar, e calcular qual será o valor de cada compra.
Tente manter as compras dentro do seu orçamento para evitar começar o novo ano já cheio de dívidas ou faturas muito altas no cartão de crédito. Faça as contas, planeje-se com cuidado e compre apenas o necessário!
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus colegas e amigos! Aproveite para seguir nossas redes sociais:
https://www.linkedin.com/company/previbayer
https://www.instagram.com/previbayer.oficial
https://www.facebook.com/previbayer