Planejamento Trimestral: Como dividir o ano em 3 períodos e organizar suas finanças?

DATA: 17/06/24 F. pessoais

Chegamos ao meio do ano, como está indo a organização das suas finanças? Se você precisa de ajuda para conseguir colocar as contas em dia ou se planejar para realizar um sonho ainda no final deste ano, saiba que é possível fazer isso usando o método do Planejamento Trimestral. 

Essa metodologia sugere a divisão do ano em três períodos de 90 dias (ou 12 semanas). Em cada um deles, você pode estabelecer objetivos a serem cumpridos ou metas a serem alcançadas dentro desse tempo.

Mas qual a diferença desse método, para os objetivos que a gente costuma traçar no início do ano? É que, usando essa divisão de 3 períodos, você entende que precisa realizar determinada tarefa em um período mais curto de tempo, em vez de achar que tem o ano inteiro pela frente pra realizar algo – e, com isso, acabar perdendo o foco. 

Essa metodologia é muito usada por empresas para alcançar resultados, mas ela também pode ser aplicada na vida cotidiana e nas nossas finanças pessoais. 

Como montar um planejamento trimestral?

1 – Defina suas metas de acordo com cada período

Existem alguns passos importantes para considerar antes de montar o seu planejamento. O primeiro é identificar quais são seus objetivos. Você pode dividi-los por áreas da vida, ou fazer uma grande lista de tudo que gostaria de fazer em um ano.

É claro que a lista pode ficar enorme e algumas coisas talvez não precisem de tanta urgência assim. Portanto, procure definir as metas que são mais imediatas, para serem realizadas no primeiro trimestre do ano. As de médio prazo, para o meio do ano. E as de longo prazo, que podem ser feitas até o final do ano.

2 – Faça um acompanhamento mensal 

Para manter-se disciplinado e até “empolgado” com a realização dos seus objetivos nessa metodologia, é essencial que você acompanhe mensalmente como está o andamento das suas realizações.

Se o seu objetivo for algo concreto que envolva dinheiro, como por exemplo, investir num imóvel, você pode estipular os 3 primeiros meses para pesquisar qual tipo de imóvel quer comprar. 

Procure fazer algum tipo de planilha ou cartela com as tarefas que precisam ser feitas nesse período. Assim você consegue ter uma visão mais clara do que está fazendo e do que ainda precisa ser feito.

3 – Dê a si mesmo recompensas pelas tarefas realizadas

Sempre que cumprir uma ou mais tarefas, especialmente aquelas que foram mais difíceis para você, dê a si mesmo uma recompensa. Pode ser aproveitar o tempo livre com quem você gosta, sair para ir ao cinema ou até comprar algo que queira muito, se isso não for atrapalhar o seu orçamento.

4 – Mantenha esse ritmo até o fim do ano

Uma das nossas maiores dificuldades é conseguir manter o ritmo e seguir realizando nossas tarefas até o fim do ano. Com o passar do tempo, diversas situações da vida acontecem e podem nos tirar o foco dos nossos objetivos.

Mas é importante voltar às suas anotações iniciais e relembrar o que motivou você a definir esses objetivos. Entender o “propósito” por trás das metas, é fundamental para manter o ritmo e a disciplina no longo prazo. 

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