Revenge Spending

DATA: 05/10/21 F. pessoais

Revenge spending, na tradução literal, significa “gasto de vingança”. É um termo usado para explicar o comportamento de intenso consumo após um longo período de represamento. 

Apesar de ser uma expressão originada em 1980, devido à uma grande onda de compras entre as famílias ricas após a abertura do comércio chinês, ela vem ganhando cada vez mais repercussão nos dias atuais. 

Isso porque depois de uma queda de 80% no pico de covid-19 na China, houve um reaquecimento imediato do comércio chinês. Além das compras em grande escala, os consumidores já voltaram a frequentar até mesmo lojas de luxo, como a Burberry ou a Gucci, por exemplo.

O esperado é que esses rápidos e intensos períodos de consumo aconteçam também nos outros países que tiverem sua quarentena suspensa no pós-pandemia.

Mas o que explica esse fenômeno?

A explicação parece óbvia: depois de muito tempo sem comprar, os consumidores aproveitam a reabertura do comércio para compensar o tempo perdido. Mas os motivos vão muito além, envolvendo até mesmo questões psicológicas.

O isolamento social, além de ter limitado as atividades do dia a dia, também foi responsável por gerar uma onda de sentimentos negativos. Afastada da rotina padrão e do círculo social, grande parte da população passou por momentos inesperados de estresse, tristeza e ansiedade.

Depois desse longo período de instabilidade, as pessoas buscam agora pela sensação de vida normal, felicidade e satisfação. E nada garante esse sentimento de prazer e auto recompensa tão bem quanto comprar tudo aquilo que nós mais queremos, certo? 

É aí que entra o Revenge Spending, o gasto de vingança.

O consumo sempre foi um ato emocional para muitas pessoas, mas a pandemia veio para agravar esse comportamento. Com o seu fim, espera-se que um grande número de pessoas recorram às compras como uma forma de auto-recompensa por todo o período de privação social que passaram. 

Mas é preciso lembrar que a pandemia não afetou somente nossa saúde emocional, como também a financeira. Adotar hábitos de consumo por impulso neste momento pode ser perigoso para o orçamento de diversas famílias.

Agora que você já está atento a esse fenômeno, que tal racionalizar melhor os gastos e espalhar a consciência financeira para seus amigos e parentes? Para aprender mais sobre qualidade de vida e bem-estar, educação financeira, investimentos e muito mais, continue acompanhando nosso blog.

Rua Domingos Jorge 1.000, SP, São Paulo – CEP: 04779-900

Central de Atendimento (de segunda à quinta-feira das 9h às 16h e sexta-feira das 9h às 13h)
0800 818 2020 | WhatsApp 11 5039-7771 | previbayer@bayer.com