Ensine Educação Financeira às crianças com a ajuda de apps, joguinhos e leituras
DATA: 03/10/22 PrevileveCuriosas por natureza, as crianças demonstram interesse por diversos assuntos, e nem todos são brincadeiras. É possível ensinar temas mais “sérios”, como educação financeira por exemplo, usando a criatividade! Assim, a criança consegue ter facilidade em lidar com o dinheiro desde cedo.
E aqui não estamos falando somente de ter um cofrinho para seu filho juntar umas moedinhas. Você pode ir além e explicar, por exemplo, como organizar o orçamento do mês, qual é a importância de poupar, como ter sua própria carteira e evitar consumo exagerado, entre outros conceitos.
Uma boa maneira de passar esse conhecimento e até aprender junto com os seus filhos, é usar aplicativos, games e até leituras. Separamos aqui algumas sugestões. Confira:
Leituras para crianças sobre Educação Financeira
Se o seu filho gosta de ler, com certeza vai se sentir atraído por algumas dessas obras.
O pé de meia mágico
Em apenas 20 páginas, o livro do Álvaro Modernell e da Cibele Santos traz uma narrativa que mostra como é vantajoso preservar brinquedos e roupas. Também ressalta que guardar um pouquinho da mesada todo mês ajuda a realizar planos futuros.
Dinheiro compra tudo? – Educação financeira para crianças
Neste livro, a educadora financeira Cássia D’Aquino conta curiosidades sobre onde é fabricado o dinheiro? Qual é a maior cédula do mundo? Grana compra felicidade? As respostas são apresentadas através de piadas, truques de mágica, receitas e joguinhos divertidos. Uma ótima maneira de aprender se divertindo com as crianças!
Guardiões da Galáxia: O poderoso plano de Rocket
Os personagens Guardiões da Galáxia se juntam para uma missão interplanetária: pagar um serviço para comprar um novo artefato da tecnologia Stark. Porém, uma emergência pode mudar os planos deles. Desenvolvida pela Marvel em parceria com o programa Finanças Práticas, o livro está disponível gratuitamente na web.
Aplicativos de finanças para crianças
Esses são legais para aquelas crianças que não largam o celular e podem usar o tempo de lazer para compreender alguns conceitos do mundo financeiro. Veja só:
Gratuito para iOS e Android, o aplicativo gera uma carteira virtual para a criança. O objetivo é ensinar às crianças como gerenciar o seu dinheiro, adicionar saldo, tirar extrato, pagar, receber e transferir, tudo isso usando gamificação e recursos lúdicos. O app ainda conta com interfaces personalizadas para crianças, responsáveis, lojistas e educadores.
A conta virtual Next é exclusiva para correntistas, mas traz um conteúdo super interessante para as crianças. Na plataforma, os pais e seus filhos podem acessar trilhas com atividades, vídeos, histórias e joguinhos para diferentes faixas etárias. Além disso, conta com personagens da Disney, deixando os estudos ainda mais divertidos.
Esse app ajuda os pais a gerenciarem a mesada dos filhos. É ideal para crianças já crescidas ou adolescentes. O app cria um banco fictício adaptado para o jovem, que pode gerenciar sua conta e registrar seu consumo. Cada vez que a criança usar o dinheiro da mesada, deve colocar o valor, o motivo e confirmar com uma senha. Isso ajuda a criança a desenvolver o hábito de registrar seus ganhos e ter controle dos gastos.
Sua família merece segurança no futuro
Garantir que seus filhos tenham educação financeira faz parte de uma das preocupações com o futuro da família. Por isso, se você quer promover ainda mais mais segurança e estabilidade para seus filhos, vale a pena saber mais sobre o Previleve, o plano de previdência complementar para a família.
No Previleve, todos os participantes ativos e assistidos dos planos Planos CD Flex, BD e CV podem participar e convidar seus familiares de 1º grau (pais ou padrastos, cônjuges, filhos ou enteados) para aderir ao plano e também fazerem seus próprios investimentos!
O investimento é simples e começa com apenas R$50 ao mês. Ficou interessado no plano e quer saber mais detalhes? Confira aqui o nosso guia explicativo!
Para começar agora mesmo, fale com um dos nossos especialistas, tire suas dúvidas e dê o primeiro passo no investimento da sua família.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus colegas e amigos!