Quer viver muitos anos e com saúde? Fique longe desses 4 vilões da longevidade!
DATA: 01/10/22 Qualidade de VidaQuem não quer ter uma vida longa e saudável?! Os cuidados com a saúde e a busca por práticas saudáveis, especialmente pelo público já mais próximo da terceira idade, mostra nossa preocupação com a longevidade. Queremos viver muitos anos, e queremos ter disposição e saúde para aproveitá-los!
Porém, quando somos jovens, não nos preocupamos tanto com a maneira como vamos envelhecer (parece tão longe, né?), e acabamos deixando os cuidados com a saúde de lado. Pode parecer que não, mas tudo o que consumimos e a maneira como levamos a vida influencia na nossa qualidade de vida e na nossa longevidade.
Em homenagem ao Dia do Idoso, separamos aqui 4 dos vilões da longevidade, e o que você precisa fazer para ficar longe deles. Confira!
1 Descasque mais, desembale menos
Consumir alimentos ultraprocessados em excesso contribui para o aumento de gordura no sangue e no corpo, eleva os níveis de colesterol, glicose, triglicerídeos, e podem provocar doenças como hipertensão, diabetes e em alguns casos mais graves até câncer.
Portanto, caia fora das lasanhas de caixinha, dos hambúrgueres e produtos industrializados, prefira alimentos mais frescos e preparados na hora. Gaste mais tempo aprendendo uma receita nova com legumes, do que escolhendo o seu próximo pedido nos restaurantes fast-food.
2 Mantenha o corpo ativo todos os dias
“Ah, não tenho tempo, o trabalho me consome”. “Ah, não consigo”. “Ah, preguiça!” Quantas vezes você usou uma dessas desculpas pra não praticar atividade física? O sedentarismo é um dos agravantes na nossa qualidade de vida e que pode prejudicar sua longevidade também.
Procure uma atividade que se adapte ao seu corpo e que seja prazerosa para você. Existem tantas opções no mercado, do mais simples como caminhada e corrida ao ar livre, até às práticas mais complicadas e de alta intensidade. Experimente diversas atividades até encontrar a que mais combina com você e pare de dar desculpas a si mesmo!
3 Cultive mais paz de espírito
Não resta mais dúvidas que o estresse sempre será um dos vilões da boa saúde e da longevidade. Quando estamos muito estressados, o corpo fica mais vulnerável a inflamações, o que provoca reações físicas e emocionais com mais frequência. Além disso, viver estressado leva a hábitos ruins, como excesso de cigarro, abuso do álcool ou das comidas industrializadas.
É impossível se livrar completamente do estresse, uma hora situações difíceis vão acontecer e precisamos lidar com elas. Mas procure encontrar intervalos no seu dia e ao longo das semanas para relaxar, fazer algo que gosta, curtir mais sua família e amigos. Tente também não levar tudo tão a sério e nem carregar os problemas do mundo nas suas costas, procure admitir uma postura de leveza e otimismo com a vida.
4 Não se isole
A solidão é um dos principais agravantes da qualidade de vida. Quando a gente se isola, seja por razões psicológicas, físicas ou mesmo externas (como aconteceu durante a pandemia), acaba tendo dificuldade de formar conexões verdadeiras com as pessoas. E isso prejudica tanto nossa saúde mental quanto física.
Devemos entender que precisamos uns dos outros para tudo nessa vida e que nenhum ser humano é uma ilha. Portanto, evite se isolar demais ou se afastar das pessoas, procure passar mais tempo com quem você gosta. Cultivar relações saudáveis é uma das melhores maneiras de viver uma vida plena, saudável e longa.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus colegas e amigos! Aproveite para seguir nossas redes sociais: